Flappy Bird

Flappy Bird – Entenda o fenômeno e as consequências!

Flappy Bird

Crie um jogo. Um que seja infinito, sem uma linha de chegada ou último chefe. Se inspire nas características dos clássicos (mas nunca as copie!) e deixe-o difícil, insanamente difícil, praticamente impossível de ser jogado. Essa foi a receita de sucesso de Flappy Bird, o jogo que teve uma carreira curta, porém estelar. Saiba mais sobre ele, aqui no blog da Splitplay!

O jogo

Flappy Bird é uma criação do vietnamita Dong Nguyen, lançado em maio de 2013. Mas apenas em janeiro de 2014 que ele alcançou o pico do seu sucesso. O jogo que gastou, segundo o seu criador, dois ou três dias para ser feito, chegou a ganhar 50 mil dólares por dia, através de publicidade in-game.

Flappy Bird é um jogo 2D de rolagem lateral (como os clássicos do Snes e Mega-Drive, Super Mario e Sonic). O jogador tem que controlar o vôo de um passarinho e fazer com que ele passe pelos obstáculos, representados por canos verdes. O único controle é tocar a tela do aparelho, para que o pássaro bata asas e ganhe altura. Porém, a sensibilidade é altíssima e a personagem sobe muito rápido ao bater asas. Não bastando, isso também cai em uma velocidade imensa. Logo, é extremamente difícil fazer com que ele passe nos espaços para vencer os obstáculos.

(Como Flappy Bird parece ser – crédito 9gag)

Com um visual extremamente parecido com o clássico da Nintendo, Super Mario Bros, o jogo foi acusado de plágio e muitos acharam que o jogo ter sido retirado das lojas virtuais tinha sido motivado por isso. Mas a própria Nintendo declarou que não tinha nenhuma reclamação a fazer.

(A Nintendo pode não reclamar, mas o Mario veio para mostrar quem manda.)

As críticas

O meio especializado não recebeu bem Flappy Bird. O jogo foi taxado como pouco original e sem criatividade. Também disseram que ele era extremamente viciante e frustante, e suas notas em quase todos os sites de jogos foi bem baixa. A recepção dos jogadores, entretanto, foi bem diferente. O jogo atingiu o top da Apple Store e por conta das baixas notas e do grande sucesso, gerou-se um grande ‘mimimi’ sobre o jogo de pessoas contra e a favor do jogo, que foi amplamente comentado nas redes sociais.

(Chuck Norris e Flappy Bird – um dos muitos vídeos que surgiram com o sucesso do game)

Repercussões

O jogo fez tanto sucesso que vários clones apareceram. Jogos inspirados, gifs e vídeos também surgiram aos montes. Um dos exemplos disso é que nas últimas semanas, o jogo mais baixado na Apple Store foi um irmão de Flappy Bird.

Dentre aqueles que se inspiraram no sucesso de Flappy Bird, um dos que merece destaque é Amazing Cupid. Sabe quando sua namorada está brava e você não quer pedir desculpas? Então mande uma mensagem pelo Amazing Cupid. Por quê? Ela terá que fazer um certo número de pontos (no mesmo esquema de Flappy Bird), em um determinado tempo. Se ela não conseguir, a mensagem será deletada. Cruelmente genial, não?

Leonardo da Flappy

Outro clone que merece destaque é Leonardo da Flappy (que você pode jogar clicando aqui), jogo criado por brasileiros como forma de divulgação de seu outro game Guild of Painters. Leonardo da Flappy merece destaque por ter sido um dos primeiros clones criativos de Flappy Bird e feito por uma causa maior do que simplesmente a paródia.

Também podemos ver a imensidão de comentários que inundaram as redes sociais. Não era incomum ver fotos de resultados inacreditáveis, desabafos sobre a dificuldade do game ou ainda reclamações sobre o quão viciante era o jogo. A fan page no Facebook conta com mais de 340 mil curtidas e teve mais de 200 mil menções.

Porém, Dong Nguyen decidiu retirar o jogo do ar por não aguentar mais a pressão que a impressa e a mídia estavam colocando sobre ele, devido ao sucesso do jogo. Então, no dia 9 de fevereiro deste ano, Nguyen cumpriu a promessa e pediu à todos os canais de comunicação que parassem de procurá-lo.

O Impacto nas mídias foi tão grande que neste exato momento está acontecendo Flappy Jam, uma game jam para a criação de clones do Flappy Bird em apoio à criação de Dong e contra o assédio da dos internautas raivosos. Até o momento dessa psotagem, 55 jogos ja foram submetidos!

Flappy Jam

Nguyen continuará desenvolvendo jogos, porém, disse que este é o fim de Flappy Bird. Afirmou que não tem interesse nenhum em vendê-lo, mas que pode desenvolver uma sequência no futuro. Será?

Criador Explica Porque Retirou o Jogo do Ar

Em entrevista à Forbes, o Vietnamita explica que “Flappy Bird foi proejtado para jogar durante alguns minutos quando você está relaxado”, “Mas aconteceu dele se tornar um produto viciante. Acredito que tenha se tornado um problema. Para resolver este problema, o melhor é desativar o Flappy Bird. Ele se foi para todo o sempre.”

Agora vai viver para sempre na nossa memória.. Ou no reino dos cogumelos.

Mario Peach Flappy bird:)

E vocês, o que acham do tal comentado Flappy Bird? Já passaram raiva com ele? Conseguiram uma pontuação digna ou tem vergonha de fazer somente 4 pontos?

(E de bônus um vídeo que mostra como vencer o jogo!)

O que é bom tem que ser visto, então fiquem de olho no Blog Splitplay!

Splitplay LojaSplitplay facebook | Splitplay Twitter | Splitplay Tumblr

Para os últimos lançamentos do site e novidades do blog!

Conheça o que é o Splitplay além do blog!

Next ArticleCrowdfunding: Será essa a solução para você lançar seu jogo?