Grandes lendas do mundo dos games: Gabe Newell

gabe_newell__the_hero_of_us_all_by_radulfgreyhammer-d5r0ecr

Arte criada por DarrenGeers

Gabe Newell é uma das personalidades mais interessantes do mundo dos games. Saiba tudo sobre sua vida e carreira, aqui no blog da Splitplay clicando no Leia Mais !

Listado como 271º funcionário da Microsoft, pode se dizer que Gabe Newell aprendeu bastante com seu antigo chefe Bill Gates. Após largar Harvard, como Gates já tinha feito, Gabe trabalhou por 13 anos na Microsoft aonde fez sua fortuna e se tornou um “Microsoft Millionaire” (um termo usado para reconhecer quem ganhou mais de 1 milhão de dólares na companhia). Até que em 1996, decidiu largar seu emprego e fundar, junto com Mike Harrington, a Valve Corporation.

A Valve

valve_ar

A inspiração veio de outro funcionário da Microsoft, Michael Abrash (a quem a comunidade de gamers deve agradecer muito!), que havia deixado à empresa de Bill Gates para trabalhar no jogo Quake, da id Software. Gabe e Mike assinaram o acordo de fundação da Valve no mesmo dia em que Gabe se casou.

Dois anos depois, fizeram o primeiro lançamento da nova companhia, o jogo de tiro em primeira pessoa Half-Life. O jogo foi um imenso sucesso, teve mais de 9 milhões de cópias vendidas além de ter dado iníco a uma das séries mais populares até hoje.

A função de Gabe na Valve tem uma ênfase muito maior em desenvolvimento tecnológico do que no design de games. Mas não se engane: sua influência é tremenda! Newell esteve particularmente envolvido na criação da plataforma de distribuição digital de games, a Steam. Sem dúvida, o maior produto da empresa, o Steam foi lançado em 2003 e desde então já conta com mais de 75 milhões de contas e mais de 3000 jogos disponíveis para compra e download.

Um caçador de talentos

556_1valve_software_121

Ao passar dos anos Newell descobriu diversos talentos. A Valve tem uma política de escutar seus consumidores e prestar muita atenção à comunidade de jogos independentes e aos “mods” (modificações de jogos desenvolvidas por jogadores que trazem algo de novo ao título original. Os dois maiores exemplos que podemos citar são o Counter Strike – mod de Half Life – e o DotA – mod de Warcraft 3). Essa política trouxe para a Valve alguns de seus maiores sucessos, como o próprio Counter Strike, Team Fortress e o Dota 2.

Gabe Newell é muito mais aberto e honesto com a comunidade de vídeo games do que se esperaria de um dono de um empresa. Ele deixa seu e-mail disponível para contato e tenta responder à maioria dos que recebe (que não devem ser poucos!). Ele responde até mesmo aqueles mais engraçadinhos e ofensivos. Ele também lê os fóruns de discussão do Steam e inúmeros outros, em busca de feedback, sugestões e ideias. Além disso, ele é conhecido por entrar nas discussões e até pedir por ajuda quando encontra algum problema na Valve.

Hábitos de jogador

gaben-2012-7026_preview

Por motivos bastante óbvios, Gabe não discute quais jogos ele normalmente joga. Por informações disponíveis no Steam e reunidas de várias entrevistas, alguns dos seus jogos favoritos são World of Warcraft, Day of Defeat: Source, Diablo 2, Super Mario 64 e Team Fortress 2.

Newell mora com sua esposa Lisa e seus dois filhos em Long Beach, Washington. Sua casa fica perto do escritório da Valve muito perto de Seattle. Quando saiu da Microsoft em 1996, ele já era um milionário, mas em 2012 a Forbes estimou que seu patrimônio estaria em 1.5 bilhões de dólares. A Forbes também levantou que o Steam controla de 50 a 70% do mercado de jogos baixados para computador, que gira cerca de 4 bilhões de dólares. Newell fala que a Valve é mais lucrativa do que a Apple ou o Google, considerando o número de funcionários de cada uma dessas empresas e o dinheiro que elas geram.

Gabe Newell é um dos mais importantes nomes do cenário mundial de games e demonstra um apoio incondicional à comunidade de desenvolvedores e produtores de jogos independentes. Ele é defensor do open source e já chegou a dizer que George Lucas deveria liberar o “source code” de Star Wars. Segundo ele, milhões de fãs criariam histórias e filmes próprios. A maioria seria uma porcaria, mas alguns poderiam ser geniais.

As chances que ela seja atendido, principalmente levando em conta o histórico de ganância de George Lucas e da Disney, atual detentora dos direitos da série, é bastante remota. Não custa sonhar, entretanto.

Por último, caso esteja lendo isto, Gabe: Quando sai half-life 3?

 O que é bom tem que ser visto, então fiquem de olho no Blog Splitplay!

Splitplay Loja | Splitplay facebook | Splitplay Twitter | Splitplay Tumblr

Para os últimos lançamentos do site e novidades!  

Conheça o que é o Splitplay além do blog!

Next ArticleTwitch Plays Pokemon - A crônica do pássaro salvador e da raposa flamejante