Twitch Plays Pokemon – A crônica do pássaro salvador e da raposa flamejante

A Internet é um mundo maravilhoso que nos apresenta as mais variadas bizarrices. Uma das maiores provas disso é o stream Twitch Plays Pokemon. Para quem ainda não sabe dessa loucura que vem acontecendo nos últimos 13 dias (22 horas e 34 minutos – tempo exato de jogo enquanto este texto estava sendo escrito) vai uma explicação básica: Twitch Plays Pokemon é o jogo de GameBoy, Pokemon Red de 1998, sendo emulado em um computador e transmitido (via um programa chamado Twitch) para as massas.

Todos aqueles que sintonizam no canal podem digitar os comandos do jogo no chat – cima, baixo, direita, esquerda, A, B e start- e o personagem irá fazê-los. Ou seja, você digitar “cima”, o personagem anda para cima. Você digita “start”, o jogo pausa e abre o menu principal. Simples não, é? Nem tanto. Apesar do programador australiano que criou o jogo dizer que só esperava cerca de 300 pessoas simultâneas (o que, para mim, já seria o caos), Twitch Plays Pokemon atingiu picos de 70,000 mil pessoas digitando comandos diversos, muitas vezes contraditórios.

Mas se pensarmos no Teorema do Macaco Infinito, alguma coisa boa sairia disso.

E a Internet não nos decepcionou, confira tudo no Leia Mais !

O Nascimento do Pássaro Jesus

Andar pelo mundo de Pokemon Red já não é uma tarefa muito simples. Imagine se você tivesse 70 mil vozes te dizendo o que fazer. Agora imagine que além de andar, você tivesse que navegar por menus para conseguir capturar um pokemón. Pior ainda, não? Então, imaginar que a comunidade de Twitch Plays Pokemon conseguiria capturar um desses monstrinhos era quase um sonho impossível. Mas, para a surpresa de todos, um Pidgey foi capturado.

E ao invés de se perder no mar de caos de comandos, Pidgey levantou vôos mais altos e se mostrou um escolhido. Ao longo de sua jornada evoluiu para Pidgeotto e por fim, se tornou um majestoso Pidgeot. Enquanto os outros pokemons da equipe ainda eram fracos e de níveis baixos, o pequeno Pidgey e suas diversas formas lideraram o caminho de ginásios, treinadores e pokemons selvagens. Ele foi carinhosamente apelidado de “Bird Jesus” (ou Pássaro Jesus). Sua liderança natural e força na hora de enfrentar os mais diversos e complexos obstáculos saltavam aos olhos. Isso e o fato de ser o único pokemon que conseguia fazer algo.

Mas Bird Jesus era somente o profeta de algo muito maior. Algo divino. Ao enfretarem a escuridão do Mount Moon, os milhares de jogadores conseguiram resgatar um fóssil antigo, um item de nome Helix Fossil. Para os jogadores de pokemon casuais, esse é somente o item que ressuscita Omanyte, um pokemon pré-histórico. Mas em Twitch Plays Pokemon, o Helix era o primeiro item de uma lista constantemente acessada. Logo, ele era escolhido para ser usado frequentemente. Quase como se os jogadores estivessem o consultando para saber que caminho seguir.

Eis que surge uma nova religião.

Que o Deus Helix nos guie!

Como a Helix Fossil era acessada incontáveis vezes (graças ao milhares de trolls que faziam questão de pausar o jogo a todo momento), um culto de adoração ao item se iniciou. Os jogadores passaram a tratar o item como sagrado e elegeram Bird Jesus como o profeta dessa nova crença que surgia. Precisa de alguma resposta em sua vida? Consulte a helix.

Mas não existe luz sem escuridão. Todo bem precisa de um mal. Sem um Yin, não há um Yang. Nada mais natural que o Dome Fossil (o fóssil que havia sido deixado para trás ao pegarem o Helix Fossil) fosse visto como o opositor natural do Grande Deus. E seu profeta ainda estava por se revelar.

O falso profeta se revela

Os jogadores estavam progredindo bem e sem maiores incidentes. A equipe liderada por Bird Jesus era forte e consistente, e contava com pokemons como a Charmeleon apelidada de Abby e o doce Jay Leno, um pequeno Ratatta. Ao vencerem uma das líderes de ginásio, Érica, Twitch Plays Pokemon conquistou um Eevee. Esse raro pokemon pode evoluir para três tipos diferentes: água, fogo e raio. Para continuar sua jornada, as milhares de vozes precisavam que Eevee se tornasse um Vaporeon e aprendesse a habilidade Surf.

Mas o Dome Fossil se mostrou tinhoso e no caos fez com uma pedra de fogo fosse comprada e usada, transformando-o em Flareon. O caos (um caos maior, na verdade) foi instaurado. Era preciso trocar Flareon por um pokemon que pudesse nada e aprender a habilidade Surf para que continuassem.

Mas ao se dirigir ao computador para realizar a troca, os primeiros problemas surgiram. No redemoinho de comandos a Charmeleon Abby e o Ratatta Jay Leno foram depositados e posteriormente liberados, de forma que nunca mais retornariam. Tudo culpa do falso profeta Flareon. Abby e Jay Leno foram homenageados de diversas formas graças à sua coragem e dedicação a causa. Eles foram liberados com cerca de 100 horas de jogo.

Após alguns eventos de menor importância, uma mudança na programação do jogo altera todos os paradigmas e introduz uma nova mecânica: Democracia e Anarquia.

A Política em Twitch Plays Pokemon

Foi introduzido um medidor em Twitch Plays Pokemon. A ideia era medir o desejo do público por democracia ou anarquia. Enquanto anarquia manteria o formato caótico atual do jogo, democracia traria uma novidade: os movimentos mais votados que seriam executados.

A implementação da democracia parecia uma blasfêmia para grande parte da comunidade. Então um grito foi criado (ou descoberto, na verdade) para dar voz à esse desdém que parte da comunidade começava a sentir. Start9. Ao colocar esse comando, a programação do jogo lia o comando 9 vezes, sempre ganhando as votações de democracia.

Eventualmente o comando foi consertado, mas a mensagem tinha sido enviada. Como se tendências religiosas não fossem o suficiente, os jogadores de Twitch Plays Pokemon agora estavam divididos em duas facções de ideologias políticas opostas.

(A ironia é pensar que quem representa a Democracia é um Flareon, o mesmo Falso Profeta do Dome Fossil. Se a democracia existisse antes, uma massa organizada conseguiria fazer com que Eevee se tornasse um Vaporeon e não ocorreria todos o caos de perda de pokemons.)

Os últimos eventos

Após algumas milhares de frustações, os jogadores conseguiram passar por dois dos maiores desafios do jogos. A Torre da Equipe Rocket e a Zona de Safari. A Torre da Equipe Rocket é um imenso labirinto que demorou diversos, com a participação especial de um ratatta, de nome Dig Rat. O pokemon tinha uma habilidade, Dig, que levava o personagem principal de volta ao inicio do labirinto. Claro que isso aconteceu algumas vezes. Incluindo no momento que eles estavam de frente para o prêmio final do labirinto.

Já a Zona de Safari era um desafio temido por todos. É preciso encontrar dois itens no mapa. Mas você tem um número limitado de passos. Mais foi ai que a Democracia fez sua parte. E com menos dificuldades que o esperado os jogadores estavam perto do fim.

Mas antes disso, a comunidade decidiu que precisavam de um novo pokemon. O lendário Zapdos foi o escolhido e capturado com a ajuda da Master Ball, a melhor pokebola do jogo. Após capturarem o raríssimo pássaro, se dirigiram ao computador para recuperá-lo. Se ir ao computador já tinha causado danos antes (Abby e Jay Leno), essa vez seria ainda pior. Um usuário do Reddit que descobriu que um jogador de Starcraft estava incitando trolls a tentarem soltar Bird Jesus, enquanto a retirada de Zapdos ocorria. Na guerra, 11 pokemons foram liberados, dentre eles peças importantes do time.

 

Mas, nesta reta final, nem tudo é desespero. O objetivo maior da comunidade (muito acima de terminar o jogo) foi alcançado no dia 11. O todo poderoso Deus Helix foi revivido! Assim o time de pokemons do Twitch Plays Pokemon ficou forte e extremamente bem estruturado (apesar de todos os problemas do caminho).

Com isso, os jogadores começou sua última jornada. Será que algo extremamente novo, surpreendente e revelador ainda irá acontecer?

Enquanto isso, tudo que nos resta é reverenciar o magnânimo, onisciente, sábio e único Deus Helix Omanyte.

 

(Sim, existem muitos detalhes que não foram explicitados e só citamos os eventos. Então, nos ajudem! Coloquem aqui os detalhes esquecidos que souberem e completem a história que foi e está sendo feita. Terminamos o texto com 14 dias 0 horas e 24 minutos jogados e 45.808 pessoas conectadas no canal.)

Acompanhe os momentos finais na Elite 4 aqui! E Que Helix nos ampare!

O que é bom tem que ser visto, então fiquem de olho no Blog Splitplay!

Splitplay Loja | Splitplay facebook | Splitplay Twitter | Splitplay Tumblr

Para os últimos lançamentos do site e novidades!  

Conheça o que é o Splitplay além do blog!

Next ArticleSplitList : 13 Incríveis Jogos Indies Brasileiros pra jogar em 2014!