Como PewDiePie Dominou o Youtube e se Tornou o Gamer Mais Famoso do Mundo

Você poderia imaginar que o canal de um gamer no Youtube teria mais subscribers do que o canal de astros pop como Rihanna e Justin Bieber? O sueco PewDiePie tem! Atualmente com 25 milhões de subscribers, Felix Kjellberg é o dono do segundo maior canal do Youtube – que provavelmente irá tomar a primeira posição em algumas semanas. Enquanto Rihanna tem 12 milhões de subscribers e Justin Bieber conta com 8 milhões, o jovem sueco conquistou 1.5 milhões de novos assinantes e 212 milhões de views em 30 dias.

O tema de seu canal? Basicamente stream de jogos recheados de reações exageradas, gritos agudos e vídeos cômicos que você com certeza teria vergonha de fazer em público. PewDiePie é mais um do milhares “Let’s Play” gamers, mas que alcançou um sucesso inigualável. Quer saber como PewDiePie dominou o Youtube?

A escadaria para o paraíso

Para deixar bem claro, não estamos condicionando o sucesso de PewDiePie ao algoritmo do Youtube. Os vídeos dele são engraçados e muito bem recebidos pela comunidade – o estilo descontraído e non-sense de Felix é cativante. Além disso, ele é uma pessoa muito interessante: faz diversas campanhas para arrecadar fundos para ONGs e instituições de caridade, tem uma preocupação especial com os fãs e responde inúmeras postagens destes. Mas seu canal não alcançaria seu tamanho atual sem o algoritmo do Youtube.

Por que? O novo algoritmo do Youtube prioriza duas coisas ao avaliar quais canais receberão uma atenção especial e serão divulgados nos destaques: o tempo de retenção e o convite para assistir outros vídeos. Tempo de retenção é uma medida de quanto tempo as pessoas passam assistindo os seus vídeos. Se elas saem com 10 segundos, o Youtube considera o vídeo de baixa qualidade e o penaliza por isso. Porém, se elas assistem até o final, ponto para você. E se ao fim do vídeo, elas assistem outro, mais pontos ainda!

PewDiePie chega a postar 8 vídeos por semana (às vezes até mais) e por mais que algumas pessoas os assistam diariamente, a imensa maioria de seus assinantes irá assistí-los em uma sentada única. Ou seja, elas ficam no canal 1 hora e meia e assistem 9, 10, 11 vídeos de uma só vez. Soma-se a isso, o fato de que diversos dos seus vídeos são uma storyline de um jogo – o que levará a audiência a assistir toda a sequência.

Outro ponto a ser levado em conta é a internacionalidade do sueco. Seu canal tem base na Suécia (dããããã!) então, de acordo com o sistema do Youtube, é mais divulgado por ali. Mas PewDiePie mudou para a Itália e posta seus vídeos de lá, o que também causa a divulgação naquele local. Como ficou óbvio, o Youtube tende a divulgar vídeos locais mais efetivamente.

Porém, Felix fala inglês em seus vídeos, o que o permitiu alcançar os dois maiores mercados do Youtube: EUA e Reino Unido. Ao ganhar espaço nessas duas praças o efeito bola de neve foi inevitável: PewDiePie já ganhou mais de 7 milhões de dólares através do Youtube e é a pessoa mais bem paga do mundo pela plataforma.

E você, pode fazer isso?

Ter um canal de sucesso no Youtube como gamer não será uma tarefa fácil. Mas algumas dicas podem lhe ajudar:

  • Vídeos longos! Com o algoritmo do Youtube priorizando o tempo que alguém assiste cada vídeo, tente fazer vídeos com maior duração. Os principais canais gamers do mundo fazem vídeos de 15, 20 minutos. Mas tenha certeza que seu tema é cativante – perder os espectadores nos primeiros minutos irá penalizar seu vídeo, ao invés de ajudá-lo.

  • Produza muitos vídeos. Além de ter vídeos com uma duração maior, também é importante que você poste com frequência e tenha muitos vídeos. Afinal, seu objetivo é que as pessoas gastem tempo em seu canal não é?

  • Seja autêntico. Não existe um segredo para o sucesso em um canal gamer. Streamers mais cômicos ou mais sérios terão publico da mesma forma. Eles só não podem parecer forçados e extremamente ensaiados. Como sugestão, assista as transmissões das partidas de DotA 2 feitas pelos seguintes casters: TobiWan, Aysee e SunsFans. Cada um tem seu estilo, do mais despojado e engraçado ao mais sério e concentrado e todos fazem muito sucesso.

  • Alinhe seu tema e sua linguagem com seu público . Ter definido quem você deseja alcançar é essencial. Também é vital que você saiba como deseja ser visto. Se você quer fazer reviews de jogos, de forma séria e concentrada, evite nomes esdrúxulos e gritos no meio das gravações. Busque um ambiente mais conservador para gravar. Mas se o que você busca é o caos, deixe a barba crescer e grave com o cabelo de quem acordou de acordar, por exemplo.

  • Escolha bem os jogos. Convenhamos ninguém quer ver um stream de paciência, mine sweeper ou Tibia.

Então, esperamos que essa dicas te ajudem caso você queria ser o novo PewDiePie! O mercado brasileiro tem bons canais mas ainda tem bastante espaço para pessoas criativas e com ideias inovadoras!

Créditos pelas informações 
 

O que é bom tem que ser visto, então fiquem de olho no Splitplay!

Splitplay Loja | Splitplay facebook | Splitplay Twitter | Splitplay Tumblr

Para os últimos lançamentos do site e novidades!  

Conheça o que é o Splitplay além do blog!

Next ArticleComo o Splitplay já está ajudando a melhorar o mercado Brasileiro de jogos indies