Minecraft – as funcionalidades além do jogo

Provavelmente, toda a comunidade gamer já ouviu falar de Minecraft. Entendemos que muitos podem não ter jogado, mas pelo menos sabem do que se trata. Se você estava escondido em uma caverna nos último anos, não se preocupe. O básico do jogo é o seguinte:

Minecraft é um jogo que envolve quebrar e posicionar blocos. Quando começa a jogar, você irá coletar materiais para construir estruturas que irão lhe proteger de ameaças noturnas. Porém, o jogo realmente se torna interessante quando jogadores se unem para criar estruturas fantásticas, castelos magníficos ou qualquer coisa que eles são capazes de imaginar.

Você também poderá se aventurar pela diversas regiões que o jogo apresenta, enfrentando monstros ou buscando paisagens únicas. Simples não? O jogo é totalmente feito em “blocos” como um gigantesco mundo de Lego. Apesar de soar bobo, é extremamente divertido e viciante.

Os limites da imaginação

A primeira coisa que se nota ao começar a jogar Minecraft é que o jogo te permite tudo. Com paciência e dedicação, você será capaz de construir qualquer estrutura que já imaginou. Pense em você aos 12 anos com um número ilimitado de peças de Lego. Tente imaginar o que você seria capaz de criar. Minecraft é exatamente isso. Ele te dá todas as ferramentas necessárias para você transformar seus sonhos mais estranhos, bizarros ou loucos em realidade.

Já quis construir seu próprio castelo? Fácil. Ou que tal a casa da bruxa de João e Maria? Simples. Quem sabe a Estrela da Morte de Star Wars? Tudo dependerá de sua disciplina e visão. Tudo está a seu alcance.

Que tal construir o Arco do Triunfo, a Pirâmide de Giza e o Parthenon?

Dando um passo além.

Tudo isso é, sem sobra de dúvida, sensacional. Mas algumas pessoas conseguiram enxergar um potencial ainda maior em Minecraft. E se fosse possível usar o jogo para desenvolver analogias para teorias complexas e extremamente difíceis de entender? Se conseguissemos criar um modelo para explicar temas complicados?

Com uma analogia usando portas e blocos de Minecraft, o vídeo é capaz de explicar visualmente a teoria sobre a velocidade da luz e todos os poréns envolvidos nela. Normalmente, só um professor falando, seria bem mais entediante. Mas para um gamer, ver uma aula sendo apresentada em um jogo é muito interessante! Aposto que alguns vão até começar a entender a confusa teoria explicada no vídeo.

Ao enxergar além dos limites normais de Minecraft, os jogadores são capazes de criar diversas coisas que podem ser muito úteis seja para diversão quanto para a educação. Diversos jogos já são usados com diferentes finalidades, mas poderiam ser muito mais explorados!

E vocês? Acham que o Minecraft poderia ser usado para mais do que simples e pura diversão? Que ele poderia ser útil em salas de aula e em trabalhos acadêmicos?

O que é bom tem que ser visto, então fiquem de olho no Blog Splitplay!

Splitplay Loja | Splitplay facebook | Splitplay Twitter | Splitplay Tumblr

Para os últimos lançamentos do site e novidades!  

Conheça o que é o Splitplay além do blog!

Next ArticleTransistor - Bloco por bloco, byte por byte